terça-feira, 15 de setembro de 2009

A revolta de Beckman

A Revolta de Beckman, também Revolta dos Irmãos Beckman ou Revolta de Bequimão, ocorreu no então Estado do Maranhão, em 1684. É tradicionalmente considerada como um movimento nativista pela historiografia em História do Brasil. houveram conflitos entre os jesuítas e os colonos por causa da escravização dos índios. Por defender a liberdade dos índios, os religiosos da Companhia de Jesus, foram expulsos de maranhão, só voltaram em 1680, por decisão da coroa. Nessa data, foi proibida a escravização de índios. Para resolver o problema da falta de mão-de-obra,os colonos começaram a escravizar indígenas.Para capturá-los em maior número, os colonos invadiam as aldeias.
Após a restauração(1640),a metropole criou as Companhias de comercio,cuja finalidade era reestruturar o monopólio comercial e aumentar o controle administrativo.
No maranhão foi criada a Companhia de comercio do Maranhão, o que diminuia o lucro dos colonos e aumentava o descontentamento com a Metrópole.
Além disso havia a proibição da escravidão dos indigenas impostas pelos jesuitas,e que contava com Apoio da companhia,responsável pela vinda e comercialização dos escravos negros.
A revolta liderada pelos irmãos de Manuel e Tomás beckman tomou a cidade de São Luíz expulsou os missionários da regiãoe extinguiu a Companhia de Comércio.
A revolta foi ceveramente punida.Tomás beckman foi preso e Manuel, morto.Todavia,pode-se dizer que os revoltos obtiveram uma vitória pascial,pois a Companhia de Comércio foi definitivamente extinta.

Um comentário:

Anônimo disse...

adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii